23/04/2025

Vacina contra a gripe Influenza imuniza 225 portuários

Por ser um dos grupos prioritários nas campanhas de vacinação, 225 portuários foram imunizados nesta segunda-feira (14) contra a gripe Influenza. Em uma parceria entre a Portos do Paraná e a Secretaria de Saúde de Paranaguá, um posto itinerante foi montado no Palácio Taguaré para atender os funcionários administrativos e operacionais da empresa pública. A ação faz parte do Abril Verde, evento que alerta os trabalhadores do porto sobre a necessidade de prevenir doenças e evitar acidentes.

O pessoal que atua na Portos do Paraná e que ainda não se vacinou terá outra oportunidade no dia 29 deste mês, desta vez no Palácio Dom Pedro II.

“Esta é uma ação promovida para garantir ao maior número possível de nossos colaboradores a imunização. Para nós, é muito importante, pois reduz a incidência da doença, que pode até matar”, justificou Mônica Denardi, coordenadora de Assistência Médica e Social da empresa pública.

         

De acordo com a enfermeira Bárbara Kulik Allemann, que integra a equipe de Coordenação de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Paranaguá, o setor portuário está entre os grupos prioritários porque os profissionais mantêm contato direto com pessoas de diversas partes do mundo.

Ela informou ainda que outras empresas da comunidade portuária também serão atendidas. “Temos uma agenda que ainda vai abranger outros operadores portuários, trabalhadores da educação, da saúde, da segurança pública, além de gestantes, puérperas e idosos nas próximas semanas. Concluída essa fase, vamos abrir a vacinação para a população em geral”, disse.

A vacina aplicada é a trivalente, com cobertura para três tipos de variantes da Influenza. O imunizante não tem contraindicações e só não deve ser aplicado caso a pessoa esteja gripada ou com febre.