07/02/2025

Rede de proteção à criança promove seminário.

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e neste período do ano a Secretaria Municipal de Assistência Social promove eventos que visam a conscientização.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual.

E a Rede de Proteção de Paranaguá promoveu um seminário que aconteceu hoje (17) no auditório do Isulpar. Participaram do evento alunos e professores de escolas estaduais e municipais.

Alunos da Escola Iná Xavier Zacharias fizeram apresentação da coreografia com a música Carinho de Verdade e alunos da Escola Municipal Nascimento Júnior fizeram uma apresentação de ballet.

Autoridades representativas como a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga, estiveram presentes. Falanga presidiu os trabalhos.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba; secretários e representantes das pastas de saúde e educação, assim como os Juiz de Direito, Dr. Leonardo Mounic Lago; pela Defensora Pública, Dra. Marcela Fernandes Pereira; pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marciney Santos de Oliveira e ainda pela Promotora de Justiça, Dra. Caroline Demantova Ferreira.

A rede de proteção também é formada pelo Juiz de Direito, Dr. Leonardo Mounic Lago; pela Defensora Pública, Dra. Marcela Fernandes Pereira; pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marciney Santos de Oliveira e ainda pela Promotora de Justiça, Dra. Caroline Demantova Ferreira.

Representantes do Hospital Regional, Núcleo de Educação, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Nucria, Polícia Científica, Serviço de Apoio a Criança, Ordem dos Advogados do Brasil, CIEE e Família Acolhedora também participaram e fazem parte da rede de proteção que Paranaguá mantém na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Na realidade somos todos rede de proteção sejamos pais ou familiares de crianças e adolescentes, sejamos profissionais nas nossas diferentes áreas de atuação. Nossas crianças merecem nosso cuidado, nossa atenção e nossa disposição em ajudar e proteger”, destacou Falanga durante o evento.