24/04/2025

Qualificação profissional é pauta de reunião entre prefeito Adriano Ramos e representantes da Fiep

Na tarde da última quinta-feira (20), o prefeito Adriano Ramos e a vice Fabiana Parro receberam o gerente regional de relacionamento do sistema Fiep, Paulo Moller, que apresentou um portfólio do sistema, destacando as iniciativas do Senai e Sesi, com foco na qualificação profissional e na capacitação da população.

Durante o encontro, o prefeito expressou satisfação ao tomar conhecimento dos cursos e projetos oferecidos pela Fiep às empresas e à comunidade. “O sistema Fiep, Sesi e Senai tem expertise em oferecer cursos profissionalizantes e técnicos. Hoje, eles apresentaram um projeto que despertou meu interesse, com profissionais atuando no contraturno escolar em alguns municípios”, afirmou Adriano Ramos.

O prefeito destacou que uma nova reunião já foi agendada e que o objetivo é aproveitar todas as oportunidades que possam beneficiar a cidade. “A qualificação profissional, muitas vezes, está distante das pessoas. Precisamos trazer para perto da população essas oportunidades, para isso, contamos com parceiros e nada melhor do que o Sistema Fiep para nos ajudar nesse sentido”, completou.

Paulo Moller reforçou a importância da capacitação para a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho. “O Senai é um elo importante entre a indústria, a comunidade e as pessoas. Através da capacitação, conseguimos preparar profissionais para suprir as necessidades das indústrias, levando em conta as particularidades de cidades como Paranaguá”, explicou.

Além dos cursos técnicos, Moller e sua equipe apresentaram também iniciativas voltadas para o contraturno escolar, com o objetivo de manter as crianças ativas na escola e proporcionar aos pais mais segurança para exercerem suas funções no mercado de trabalho.

A Fiep, fundada em agosto de 1944, é a entidade que representa a indústria paranaense, coordenando, protegendo e representando as empresas do setor industrial no Estado. O compromisso da Federação é fortalecer a indústria do Paraná e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.