Uma comitiva da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) visitou o Porto de Paranaguá nesta quinta-feira (05). O superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais, Alexandre Florambel, a especialista Flávia Pontilhão e o chefe da unidade regional de Curitiba, Thiago Fernando Bonetti, tiveram contato com o trabalho realizado na Portos do Paraná.
“Assumi recentemente a superintendência e estou participando do projeto de visitar todas as regionais do país. O que mais me chamou a atenção na Portos do Paraná foram os projetos relevantes, olhando para o futuro”, afirmou Florambel.
Um dos projetos apresentados foi o Moegão, a maior obra portuária em execução no Brasil, orçada em R$ 592 milhões, custeada pela Portos do Paraná. A nova moega ferroviária está sendo instalada em uma área de 600 mil m² e vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá. A nova estrutura permitirá o descarregamento simultâneo de 180 vagões em três linhas independentes, trazendo um aumento de 63% na capacidade de recepção de cargas.
“Apresentamos nossas principais obras de infraestrutura, como é o caso do Moegão, que garante aprimorar ainda mais a nossa infraestrutura e a confiabilidade do nosso sistema para a operação portuária. Todas as atividades e obras que realizamos cumprem o altíssimo nível das normativas da ANTAQ, tanto na prestação de serviços de transportes aquaviários quanto na exploração da infraestrutura portuária, o que nos destaca a nível nacional”, afirmou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.
O diretor Financeiro, Marcos Bonoski, o diretor Jurídico, Marcus Freitas, e o diretor de Operações, Gabriel Vieira, também receberam a equipe. Em maio deste ano, outra comitiva da ANTAQ visitou os portos paranaenses. Além de Thiago Bonetti, os diretores Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Caio César Farias Leôncio conheceram a autoridade portuária paranaense.
Prêmios
Atualmente, a Portos do Paraná é tricampeã na categoria Conformidade Regulatória no Prêmio ANTAQ, tema que avalia o cuidado com o cumprimento de normas e o monitoramento de riscos. Em 2024, a empresa pública ficou entre as três primeiras na categoria Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG com o projeto Comunidades Sustentáveis, que implementa sistemas ecológicos de tratamento de esgoto na Ilha de Eufrasina, no litoral do Paraná.
Moegão terá sistema de transporte de grãos mais moderno do Brasil
Porto de Paranaguá é o maior canal de exportação de óleo vegetal e carne de frango congelado do Brasil
1ª Reunião da Coalizão Empresarial pela Portos do Paraná 2025 é realizada em Paranaguá