Famílias residentes há décadas no Balneário Marissol, em Pontal do Paraná, podem finalmente chamar de seu o imóvel onde residem. Na noite de quarta (6) centenas de pessoas reunidas no Centro de Eventos da cidade comemoraram a entrega de cerca de 60 títulos de propriedade emitidos por meio do Programa Moradia Legal, mantido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná.
Participaram o desembargador Abraham Lincoln Calixto (TJPR), que lidera o programa. Ele destacou o compromisso do judiciário com a comunidade pontalense. As primeiras 240 sentenças emitidas pelo programa foram em Pontal do Paraná, cidade-piloto do projeto que cresceu, hoje alcança 151 municípios no Paraná e segue em expansão com adesões de mais prefeituras em parceria com o TJPR e o Ministério Público.
“O objetivo é garantir a regularização fundiária urbana para famílias em situação vulnerável de habitação. O Programa Moradia Legal promove inclusão social e proporciona direitos aos cidadãos”, explicou Calixto.
Na prática, a solenidade marcou a entrega dos registros de imóveis (matrículas) aos moradores de uma região do Marissol.
O prefeito Rudão Gimenes destacou a criação da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania para cuidar da habitação e da regularização fundiária. “O Moradia Legal, do TJPR, transforma sonhos em realidade. Para cada morador, ter a propriedade definitiva do seu imóvel é uma conquista. De nossa parte também fizemos entrega de títulos de propriedade em várias regiões da cidade porque sabemos que isso leva cidadania a cada um e é assim que vamos prosseguir”, disse Rudão.
Além de Calixto e Rudão, compareceram a vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, a secretária de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, Elisabeth Boaretto, e o presidente da Associação de Moradores do Balneário Marissol, Emerison Mokfa.
Ao final da solenidade eles conversaram e se confraternizaram com os moradores, felizes por ter em mãos os títulos definitivos de propriedade.
Portal Litoral do paraná
Pontal do Paraná recebe 50 novos profissionais na área da saúde.
Pontal do Paraná – Conferência da Cidade
Irregularidades em ligações de esgoto em Pontal do Paraná podem ser punidas com multa