O Projeto Vigilantes Ambientais faz parte do Programa de Educação Ambiental da TCP, sendo uma iniciativa que visa capacitar a comunidade local, com foco especial nas crianças.
O objetivo é estimular o reconhecimento dos desafios ambientais, promover a reflexão sobre soluções sustentáveis e formar agentes multiplicadores que compartilham o aprendizado com suas famílias e a comunidade, contribuindo ativamente para a preservação ambiental da região.
Em 2024, o projeto abordou uma série de módulos práticos e educativos, como meio ambiente e o contexto socioambiental local, biodiversidade, tipos de poluição, gestão de resíduos sólidos, entre outros temas.
Com esta iniciativa, o ano foi marcado pela formação de 11 novos vigilantes ambientais da comunidade Costeira e 7 formandos de Piaçaguera, sendo esta a primeira turma de adultos formados. Desde o início do programa, em 2018, diversas comunidades já foram atendidas, como Eufrasina, Amparo, Ponta de Ubá, São Miguel, Ilha dos Valadares e Ilha do Mel.
Essas ações refletem o compromisso da TCP com a preservação e educação ambiental, fornecendo conhecimentos básicos para que os alunos se tornem protagonistas na identificação e acompanhamento de questões ambientais locais, gerando um impacto positivo que transcende as fronteiras do projeto.
Portal Litoral do paraná
Prefeito e Vereadores de Paranaguá se unem em comitiva a Brasília para defender economia local e o setor portuário.
Ilha do Mel – Visitação nos parques cresce 4,7% no 1º trimestre.
Morretes – Casamento Coletivo gratuito na Ligga Arena.