Nesta segunda-feira, 26, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, esteve presente no evento de lançamento da operação da nova concessão da BR 277, que aconteceu em Curitiba, na sede do DER.
A empresa responsável pelo trecho do Litoral do Estado é a “EPR Litoral Pioneiro” e tem como dever realizar investimentos na rodovia.
“Fizemos um pedido especial para a nova empresa. Solicitamos que já realizem as manutenções em Paranaguá. O secretário Sandro Alex esteve presente e reforçou nosso pedido. No futuro teremos uma reunião com a Amlipa para podermos ter conhecimento detalhado de todos os investimentos previstos para nossa região”, disse o prefeito Marcelo Roque.
O início da operação não significa que haverá retomada imediata das cobranças, que devem ser retomadas até o fim de março, conforme previsão da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
O órgão federal deverá comunicar com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência a data exata em que as tarifas serão cobradas nas praças de pedágio, bem como os valores. O comunicado será feito em Diário Oficial.
O cronograma inicial da empresa “EPR Litoral Pioneiro” contempla os três primeiros anos da operação, sendo o primeiro ano a requalificação as vias, com atualização das sinalizações, serviço de manutenção e ajustes emergenciais, bem como o início do atendimento de guinchos, ambulâncias, retiradas de animais das pistas, entre outros serviços. No segundo ano os investimentos mais profundos e a partir do terceiro ano as entregas devem ocorrer.
Uma das obras mais aguardadas é a instalação de faixas adicionais na BR-277 em 81 quilômetros entre Curitiba e Paranaguá, que terá três pistas e acostamento nos dois sentidos logo nos primeiros anos de contrato. Também serão instaladas vias marginais, viadutos e trincheiras no perímetro urbano de Paranaguá, próximo ao Porto de Paranaguá.
O contrato com a EPR Litoral Pioneiro inclui a duplicação de 350 quilômetros, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias.
Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.
Prefeito Adriano Ramos e equipe conhecem projeto de revitalização de área turística de Paranaguá
Um a cada quatro proprietários de veículos do Paraná quitou à vista o IPVA 2025
Deputado Alexandre Amaro e vereadores investem no futuro da educação em Paranaguá.