08/02/2025

Paranaguá: anunciado novo secretariado com foco em confiança e credibilidade.

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, anunciou os integrantes do seu secretariado, destacando profissionais de sua confiança e com reconhecida credibilidade.

O novo grupo será responsável por conduzir as diversas áreas da administração municipal, priorizando eficiência e compromisso com as demandas da população.

Adriano enfatizou que a escolha de cada membro foi pautada pela capacidade técnica e confiança, com os objetivos de sua gestão, voltada para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos parnanguaras.

Entre os nomes anunciados, há representantes de diversas áreas, incluindo saúde, educação, cultura, infraestrutura e assistência social. Cada um foi escolhido para garantir uma administração moderna e alinhada às necessidades da cidade.

1) Secretário de OBRAS e secretário interino de ADMINISTRAÇÃO. Ozéias Rebello Costa, Engenheiro Civil pela UFPR (1986), Engenheiro de Segurança do Trabalho pela PUC/PR (1992), Especialização em Patologia das Construções, Advogado pela PUC/PR (2001), Diretor do Departamento de Transportes (1989/1991), (1993/1994), (2006/2009) e do Departamento de Pavimentação da Prefeitura Municipal de Paranaguá (1993/1994), Diretor Técnico da Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá (1994/1995) e (2005/2006), Perito judicial TRT/PR-Paranaguá (1994/2004), Perito Judicial TRT/PR – Curitiba (1997/2003), Perito Judicial TJ/PR, Inspetor Chefe do CREA/PR (2010/2011), Diretor Técnico da empresa Rebello Construções Civis, Diretor Técnico da empresa Rebello Costa Pericias de Engenharia, Membro da ALCONPAT-Associação Brasileira de Patologia das Construções, Membro da APES- Associação Paranaense de Engenharia de Segurança do Trabalho, Sócio da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Conselheiro aprovado por seleção pública, do Conselho de Regulação da Agência Reguladora de Saneamento do Litoral do Paraná (2016/2018) e seu Presidente (2018).

2)Secretário de GOVERNO. Thiago Themanski Campos (Jornalista formado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atuou no jornal Folha do Litoral e coordenou o departamento de jornalismo das rádios Litoral Sul FM e Difusora de Paranaguá. Foi presidente do Rio Branco Sport Club e chefe de Cerimonial e Comunicação da Câmara Municipal de Paranaguá. Atuou em campanhas eleitorais desde 2006. Em 2020, foi um dos coordenadores estratégicos de comunicação da campanha de Adriano Ramos; em 2022, coordenador político da campanha a deputado Estadual de Adriano Ramos; e, em 2024, coordenador-geral da campanha mais que vencedora de Adriano Ramos, o nosso prefeito.

3)PROCURADORIA GERAL. Flávia Garcia Quadros Hacke, é advogada especialista em Direito Ambiental pela UFPR, com mais de 15 anos de experiência na área. Atuou no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), atualmente denominado Instituto Água e Terra (IAT), na Procuradoria Ambiental da Procuradoria Geral do Estado do Paraná e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais. Contribuiu de forma técnica e jurídica para a celebração do convênio entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que formalizou a delegação de competências para o licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental no município.

4)Secretário de COMUNICAÇÃO SOCIAL. Cleverson dos Santos Ferreira (Clevinho), Jornalista, Fotógrafo, Designer, Compositor. Iniciou no jornal Classificados Disk Já (1995) e teve passagens por diversos veículos de comunicação de Paranaguá, como nos Jornais Folha de Paranaguá (1997) e Folha do Litoral (2002) entre outros. Tem trabalhos publicados em revistas como Caiçara e Marumbi. Foi diretor de comunicação da Prefeitura de Paranaguá, e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Morretes. Cleverson é estrategista em marketing político e jinglista (compositor de jingles) e trabalhou também na construção de candidaturas importantes para Paranaguá e o Estado do Paraná, como a do prefeito Adriano Ramos e a do Deputado Federal Geraldo Mendes.

5)Secretária de FAZENDA E ORÇAMENTO. Verônica Marodin Marques é formada em Ciências Contábeis pela FAFIPAR (2003) e possui pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV (2010). Complementou sua formação com cursos em liderança, gestão pública, práticas trabalhistas e tesouraria. Com ampla experiência na área financeira, atuou como coordenadora administrativa e financeira no OGMO Paranaguá (1995-2006) e Antonina (2007-2009), contadora no OGMO Paranaguá (2009-2019), no Cislipa (2019-2020) e tesoureira do município de Paranaguá (2020-2023). Atualmente, exerce o cargo de contadora na Prefeitura de Morretes. Sua atuação inclui supervisão de operações financeiras, análise técnica, gestão de recursos, planejamento orçamentário e acompanhamento de mudanças tributárias e legislativas.

6)Secretário de AGRICULTURA E PESCA. Marcio Luís Pedrero Vega, 49 anos, casado com Michela Vega, pai de três filhos, empresário, graduando em administração pela Unopar. Foi por três anos, presidente do conselho municipal de segurança alimentar e nutricional, conselheiro estadual por quatro e diretor regional da CORESAN litoral por quatro anos desenvolvendo e apoiando projetos para agricultura familiar como o “Mais Renda no Campo”. Atualmente desenvolve um projeto de valorização das ilhas e comunidades pesqueiras onde a cultura e o turismo, são pilares para o desenvolvimento sustentável de nossa gente. O principal projeto é o incentivo à produção orgânica familiar nas colônias e criação de fazendas de aquicultura para o cultivo de ostras e camarões nas comunidades insulanas.

7)Secretária de ASSISTÊNCIA SOCIAL. Carolina de Miranda Evangelista Lourenço é graduada em Serviço Social pela UFPR, com especialização em Gestão de Projetos Sociais e mestrado em Serviço Social pela UNIOESTE, onde foi bolsista CAPES. Atuou como assistente social na Prefeitura de Matinhos e na TEPAR Paranaguá, além de professora e supervisora acadêmica no Centro Universitário UNIFAEL. Também produziu material didático no Centro Universitário Uninter e foi professora convidada na especialização em Questão Social da UFPR. Atualmente, é servidora estatutária como assistente social na Prefeitura de Paranaguá, destacando-se por sua experiência acadêmica e profissional no campo social.

8)Secretária de EDUCAÇÃO. Fabíola Soares Arcega, casada com Telmo, mãe de Breno, Lucas e Kelvin. É professora com 28 anos de experiência na rede municipal de Paranaguá. Graduada em Pedagogia pela Unespar, possui especializações em Educação Infantil (UCB), Educação do Campo e Gestão Pública Municipal (UFPR), além de mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFPR. Atualmente, é doutoranda em Educação pela UTP. Sua trajetória inclui atuações como professora, orientadora e diretora, abrangendo desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de funções na Secretaria Municipal de Educação. Como presidente do Conselho Municipal de Educação, liderou a elaboração do Plano Municipal de Educação vigente e, no âmbito estadual, coordenou a UNCME no Paraná, representando a instituição no Fórum Estadual de Educação.

9)Secretário de MEIO AMBIENTE. Dahir Elias Fadel Junior. Servidor público, agente efetivo do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT-PR). Graduado em Administração de Empresas, Faculdade de Estudos Sociais do Paraná – FESP, Curitiba – Paraná. Pós-Graduado em Administração Estratégica, Faculdade Camões, Curitiba – Paraná. Foi Presidente da Comissão Especial de Licitação da Concessão do Parque de Vila Velha; Presidente da Comissão Especial de Licitação da Contratação da Obra de Engordamento da Praia de Matinhos; supervisor do Edital de Contratação da Obra de Requalificação da Orla de Pontal do Paraná; Supervisor do Edital de Contratação de Serviços de Engenharia da Obra de Ampliação e Reforma do Parque Estadual da Ilha das Cobras; Supervisor do Edital de Contratação de serviços de Revitalização das Passarelas da Ilha do Mel, entre vários outros trabalhos relevantes.

10)Secretário de CULTURA E TURISMO. Ivan Lapolli Filho, advogado formado pela PUC-PR. Especialista em Direito Internacional, Marítimo e Aduaneiro, e diversos outros ramos de direito. Foi Diretor Jurídico da Prefeitura. Foi Fundador do Grupo de Escoteiros Santa Rita, Presidente do Rotary Rocio e Rotary Paranaguá. Na área cultural exerceu a diretoria do Centro de Letras Leôncio Correia, do Instituto Histórico, do Clube Litterário, e é membro do Centro de Letras do Paraná.

11)Secretária de SAÚDE. Patrícia Muzetti Vianna Scacalossi, natural de Paranaguá, é filha do radialista José Bento Scacalossi e da professora Maria Aparecida de Camargo Vianna Scacalossi, seguindo a profissão do avô, Álvaro de Souza Vianna, farmacêutico. Formada em Farmácia e Bioquímica pela UFPR, possui pós-graduação em Administração em Saúde Pública pela Faculdade de Marechal Cândido Rondon e em Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS pela UFSC. Atuou como servidora pública federal no Hospital de Clínicas do PR e, desde 2000, como farmacêutica na Prefeitura de Paranaguá, destacando-se na gestão da Assistência Farmacêutica e na coordenação do Programa Municipal de Tuberculose e Hanseníase, retirando Paranaguá da lista de emergência epidemiológica. Desde 2016, exerce a função de farmacêutica clínica hospitalar pelo Governo do Estado do Paraná. Também foi membro da Comissão do Serviço Público do CRF-PR e do Conselho Municipal de Saúde de Paranaguá. É casada com André de Lara e mãe de Luiz Gustavo e Enzo.

12)Secretário de SEGURANÇA. Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, Guarda Civil Municipal, casado com a Elisângela Moreira dos Santos há 22 anos, pai do Francisco com 20 anos e do João Paulo com 14 anos. Cursando gestão em Segurança Pública, possui certificação em técnico em Segurança do Trabalho. Atuação na área de conferência em várias empresas locais, sendo técnico de segurança do trabalho com vários cursos, atuando com treinamentos em equipes e formação na área. Com 14 anos atuando na Guarda Civil Municipal de Paranaguá, no setor de educação para o trânsito, atuação em grupos do motocicletas e viaturas com várias capacitações no meio da segurança pública junto a corporação, realizando trabalho direto na parte operacional, com experiência em vários setores de segurança pública. Em 2016, foi eleito vereador de Paranaguá com 1022 votos, sendo um dos vereadores mais atuantes da época com a frente independente na Câmara Municipal junto aos vereadores Adriano Ramos, Carlos Fangueiro, Gilson Marcondes e Jaime da Saúde, aprovando leis em benefícios da população, tendo como destaque, a lei que garante atendimento preferencial aos autistas em Paranaguá, assim como a lei que criou a capelania aos nossos Guardas Civis Municipais. Participando da comissão de segurança na Câmara Municipal, se dedicou num serviço de transparência e fiscalização junto ao legislativo, buscando atender todas as demandas da população.

13)Secretária de SERVIÇOS URBANOS. Chris Rosa é formada em economia pela UEPG, pós-graduada em controladoria e especialista em finanças pela PUC-PR. Atuou como gerente administrativa financeira em empresas de grande porte em Paranaguá. Servidora de carreira, é economista do município há nove anos. Foi liquidante das fundações de cultura, turismo e esporte de Paranaguá. Atuou na linha de frente na vacinação durante a pandemia do COVID19. Foi Secretaria municipal de indústria e comércio e também secretária municipal de Serviços Urbanos quando tirou do papel o inovador Tarifa Zero. Atua em ações sociais e é protetora de animais. Destaca-se pela habilidade em desenvolver políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade de vida da população, demonstrando visão estratégica no setor público.

14)Secretário de TRABALHO E EMPREGO. Wagih Hammoud é um profissional com vasta experiência em importação e exportação de produtos alimentícios, gestão administrativa e financeira, e desenvolvimento de equipes. Sócio-gerente de empresas como WAGIH HAMMOUD E CIA LTDA (1985–2002), MONTE OLIVEIRA ALIMENTOS LTDA (desde 1997) e HAMMOUD E HAMMOUD MODAS LTDA (desde 2024), possui expertise em estratégias gerenciais, pesquisa de mercado e atendimento ao cliente. Com atuação destacada em controle financeiro, logística e negociação internacional, participa regularmente de feiras globais (China, Peru, Canadá e Turquia) e investe na formação contínua para liderar com excelência.

15)Secretário de URBANISMO. Luiz Augusto Pellegrini de Carvalho, empresário formado em Administração de Empresas pela UNESPAR, é especialista em comércio exterior e gestão portuária. Com uma carreira diversificada, foi diretor do SINDAPAR, gerente comercial na Rocha Logística e diretor do THI Terminal Portuário de Paranaguá. Atuou como professor no curso de Administração com ênfase em gestão portuária na UNESPAR e foi diretor da SEAP na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá. Atualmente, é proprietário da LAC Consultoria, onde trabalha com commodities, afretamento marítimo e consultoria portuária.

16)Secretário de ESPORTES. Sílvio Lucas. Professor, casado com a professora Beuge Lucas, é graduado em Educação Física pela UEL (Londrina) e pós-graduado em Voleibol, além de possuir certificação como Técnico Nível III pela CBV. Com 20 anos de atuação como professor de Educação Física na rede pública municipal de Paranaguá, acumulou experiência em diversos âmbitos da educação. Foi presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) por seis anos e representou os professores da rede municipal como conselheiro do FUNDEB por quatro anos. Além disso, é membro ativo do Sismmap, o sindicato do magistério municipal de Paranaguá, destacando-se por sua dedicação à valorização da educação pública e ao fortalecimento dos direitos dos educadores.

17)Secretária da MULHER. Daiane Machado Ávila Christakis, casada com William Christakis, mãe do Caio, do Bernardo e da Ísis. É professora do município de Paranaguá desde 2005, possui graduação em Letras-Português (UNESPAR), Letras-Espanhol (UFPEL) e Administração (UFSC), especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (UNINTER), em Gestão de Organizações Públicas (UFPR), em Psicopedagia Clínica e Institucional (ISULPAR) e em Educação Infantil (FAVENI) e mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (IFPR). Além de professora foi Técnica Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná por mais de 10 anos, sendo cinco destes atuando como Chefe de Secretaria da 1ª Secretaria do Cível de Paranaguá.

18)Secretária de INCLUSÃO. Isabelle Dias, tem 34 anos, é surda devido à doença meningite aos cinco meses de vida, cristã, é casada com Felipe Meduna, com qual tem um filho chamado Davi Dias Meduna, é servidora pública municipal como Educadora Infantil há 13 anos, graduada em Pedagogia pela ISULPAR e pós-graduada em Educação Bilíngue para Surdos – Libras / Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia América do Sul, possui certificação PROLIBRAS aprovado pelo Ministério da Educação, atuou como Instrutura, Professora e Pedagoga na Escola de Surdos Nydia Moreira Garcez, conhecido como CEDAP, também atua como Professora de Libras há 16 anos. Foi eleita a primeira vereadora surda do Brasil nas eleições de 2020, fazendo história na cidade de Paranaguá, também atuou como Procuradora Especial da Mulher durante dois anos na Câmara Municipal, realizando diversos atendimentos de mulheres vítimas de violência doméstica, sua principal atuação é na área de inclusão e acessibilidade com diversos projetos aprovados que atendem os surdos, surdocegos, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista e doenças raras.

QUATRO NOMES CHAMADOS APÓS AS NOMEAÇÕES DEVEM INTEGRAR GOVERNO APÓS REFORMA ADMINISTRATIVA.

1)Paula Torres (TURISMO). Paula Patrícia Torres, 36 anos, é pedagoga, especialista em psicopedagogia e guia de turismo para Paraná, Brasil e América do Sul. Como diretora da empresa de receptivo Vivenciar Turismo, liderou iniciativas que conectaram visitantes à riqueza natural e cultural do Paraná, promovendo o desenvolvimento das comunidades locais com respeito à natureza. Sua gestão foi reconhecida com o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná pela inovação e excelência. Membro do Ecossistema DTI Curitiba, contribuiu estrategicamente no Grupo de Trabalho Experiência, Criatividade e Marketing, impulsionando o turismo do Paraná em Curitiba para a imprensa. Desenvolveu roteiros inovadores como o “Trem Caiçara de Antonina a Morretes”, pré-selecionado no Vitrine Visit Brasil da Embratur, unindo cultura e sustentabilidade. Defensora do turismo como vetor de transformação, busca posicionar Paranaguá como um destino competitivo, promovendo parcerias estratégicas, geração de empregos e inclusão comunitária, fortalecendo a economia local e preservando o patrimônio cultural e ambiental.

2)Isabele Figueira Campos (FISCALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO, TRANSPORTE COLETIVO E CONTRATOS). Advogada atuante em direitos sociais, é pós-graduada em Direito do Trabalho; pós-graduada em Direito Previdenciário e, atualmente, Pós-Graduanda em Direito Municipal pela Escola Superior de Advocacia e certificação em Implementação do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico

3)Vânia Foes (INSTITUTO DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO). Vânia Pessoa Rodrigues Foes, arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná, possui MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Com quase 40 anos de experiência nas áreas pública e privada, esteve à frente da Secretaria de Urbanismo, coordenando o Plano Diretor e o Plano Habitacional, e da Secretaria de Planejamento, onde desenvolveu projetos de gestão fundiária que ordenaram a ocupação da Vila Divineia. Mais recentemente, atuou na Secretaria Municipal de Cultura. Casada com Fernando Foes e mãe de Bernardo, Arthur e Thomaz, tem como objetivo contribuir para uma administração que construa o futuro com respeito ao passado, valorizando potencialidades, promovendo mobilidade urbana e acessibilidade, e colocando Paranaguá em destaque no cenário nacional.

4)Leonice Lara Lacerda (Léo) SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Gestora pública com experiencia de mais de sete anos em várias áreas. (meio ambiente, infraestrutura, educação e assistência social. Participou da criação, implementação e do sucesso do Programa de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Araucária (2019) AVANÇA ARAUCÁRIA. Conquistou o prêmio Gestão Pública na área da Educação (2019), e em dezembro (2024) o prêmio Gestor Público na área de Assistência Social. Ex-secretária municipal de ASSISTÊNCIA SOCIAL da Prefeitura de Araucária.
Fonte assessoria de imprensa