O encontro entre a Autoridade Portuária e empresários parnanguaras transformou a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (ACIAP) de Paranaguá no palco de um debate sobre o desenvolvimento do município, na última terça-feira (08). O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, apresentou as principais conquistas recentes dos portos paranaenses e tirou dúvidas sobre a atual gestão com a comunidade empresarial de Paranaguá.
“Fizemos uma prestação de contas do último ano, em especial do nosso primeiro trimestre de 2025, e recapitulamos muitas vitórias desde janeiro de 2019. Também foi um momento de escutar e discutir as propostas apresentadas pelos participantes, com foco em melhorias para a cidade”, comentou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O convite feito à Autoridade Portuária para participar deste encontro surgiu da própria Associação, que, a cada 15 dias, reúne os diretores da instituição para debater as melhores práticas para a cidade. “Quando falamos do Porto de Paranaguá, estamos falando da cidade de Paranaguá. Essa é a conexão que temos hoje”, relatou o presidente da Aciap, Eloir Martins. No evento de ontem, cerca de 70 pessoas, entre associados, diretores e convidados, estiveram presentes.
O deputado Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, destacou a importância da estrutura portuária. “A Portos do Paraná faz parte da vida dos parnanguaras e, por isso, não teria como promover qualquer movimento em prol da cidade sem a participação da Autoridade Portuária”, afirmou.
“O plenário da ACIAP ficou pequeno, e isso significa que há uma grande unidade entre as lideranças e os trabalhadores da cidade. Minha presença é para oficializar que nós estaremos juntos nos pleitos e nos objetivos de ter uma melhor mobilidade e uma melhor segurança viária. Vamos fazer com que o Porto continue o seu ciclo de desenvolvimento e que a cidade também avance à altura que o Porto avança”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, também ressaltou a relevância da Autoridade Portuária para o município. “O Porto (de Paranaguá) é um parceiro do município, e queremos que continue realizando investimentos tão importantes para a cidade”, declarou Ramos.
Após as falas das autoridades convidadas, foi a vez do Movimento de Empresários do Setor Portuário de Paranaguá (MESPP), que apresentou sugestões de melhorias para as estruturas viárias do município.
Em resposta às demandas apresentadas, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) citou o projeto executivo de revitalização da Avenida Atílio Fontana, em Paranaguá, que foi concluído e apresentado às autoridades públicas em 2020. “Esses estudos estão com a prefeitura municipal e precisam ser revisados para saber quais pontos já podem ser implementados”, explicou o gerente institucional e jurídico da TCP, Rafael Stein.
O representante do Movimento Pró-Paraná, Antônio Saad Gebran Sobrinho, também destacou a importância da união entre os setores público e privado. “O evento de hoje resume-se a uma palavra, que é integração. Unimos o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a Prefeitura de Paranaguá e a Portos do Paraná em prol de Paranaguá, que é um hub logístico para o Estado”, afirmou.
Portal Litoral do paraná
Prefeito e Vereadores de Paranaguá se unem em comitiva a Brasília para defender economia local e o setor portuário.
Ilha do Mel – Visitação nos parques cresce 4,7% no 1º trimestre.
Morretes – Casamento Coletivo gratuito na Ligga Arena.