A partir de cursos e capacitações ofertados desde 2021 pela Prefeitura de Pontal do Paraná, a cidade passou a sediar a Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME), criada neste ano com aproximadamente 35 produtores.
No sábado (16) a entidade realizou em Shangri-Lá o 5º Encontro de Produtores de Mel e Melipofeira, com a presença de produtores, expositores, pesquisadores e os prefeitos de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, e de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior, que trouxe uma comitiva com secretários e técnicos que detalharam o avanço da geração de renda com as criações.
Os prefeitos querem expandir a atividade econômica da produção de mel e derivados e assim incentivar a agricultura familiar. Com o crescimento da AME, Pontal do Paraná também sediará os próximos encontros mensais, novas feiras de produtos, cursos e capacitações. Também é intenção do prefeito Rudão a implantação de colmeias de abelhas sem ferrão nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) unindo atividades agroecológicas do ensino infantil.
O projeto está sendo elaborado e pretende utilizar a educação ambiental nas escolas como atividade transformadora, indutora de turismo com plantas melíferas e meliponários, aliando empreendedorismo e desenvolvimento econômico.
Participaram do 5º Encontro e da Melipofeira técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que orientaram os produtores. Destaque também para a presença do pesquisador Renato Rau, do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), pesquisador do própolis azul produzido pelas abelhas sem ferrão da Mata Atlântica do litoral paranaense.
O produto é abundante em Pontal do Paraná, foi comercializado na feira e atrai cada vez mais interesse por suas propriedades medicinais.
Entre os expositores, a chef finalista do programa Caminhos do Campo (RPC/Globo) em 2023, Débora Lenzi, que realizou uma sessão de degustação com pratos inspirados no mel das abelhas sem ferrão produzido em Pontal do Paraná.
PARCEIROS: Nos eventos e capacitações. Prefeitura de Pontal do Paraná, secretarias de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Agência do Trabalhador, Associação A.Mar, Instituto Ecoe e Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Acompanhamento de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
TV Paraná Turismo transmite finais do Mundial de Beach Tennis em Matinhos no sábado
Felipe Araújo, Michel Teló e duplas sertanejas tomam conta dos palcos do Verão Maior
Com previsão de término para março, revitalização da Orla de Matinhos alcança 97,5%