07/02/2025

Paranaguá Summit Turismo apresenta o futuro das rotas dos cruzeiros com Paranaguá como seu destino.

Nesta quarta-feira, 3, o Mega Rocio foi palco do evento “Paranaguá Summit Turismo”.

O encontro reuniu influenciadores, empreendedores e autoridades para debater o futuro das próximas temporadas de cruzeiros na região.

Paranaguá, a cidade mais antiga do Estado, está se tornando um destino importante para cruzeiros, inclusive internacionais.

Na temporada 2023/24, o navio MSC Lirica realizou 16 escalas no Porto de Paranaguá, com itinerários para Itajaí (SC), Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).

Essa iniciativa impulsionou o turismo local, injetando cerca de R$ 20 milhões na economia da região e gerando 2 mil empregos.

 

O prefeito Marcelo Roque destacou ,

“Parabenizo o Governo do Estado, o governador Ratinho Junior, o secretário Márcio Nunes que sempre investiram no nosso município e sempre acreditaram na cidade mãe de todos os paranaenses.

A Portos de Paraná, o André Pioli que foi uma pessoa que batalhou desde o início para que esses navios viessem à Paranaguá e essa união de esforços culminou nessa temporada tão maravilhosa.

A secretária, Maria Plahtyn, pelo trabalho e empenho que vem fazendo. A junção de esforços que nós tivemos aqui, a Guarda Municipal e a Polícia Militar trabalharam muito.

E lembrar também da Praça de Eventos Mario Roque, que foi o cartão postal, a Ilha do Mel que também foi uma ferramenta importante. Todo esse trabalho nos deixa felizes.

Pelos números que aconteceram, a geração de emprego, renda, o dinheiro que ficou no nosso comércio, não só aqui, mas também isso expandiu para todos os municípios do litoral”, comemora o prefeito.

 

André Pioli, diretor empresarial da Portos do Paraná, ressaltou falei sobre a geração de emprego e renda que essa importante indústria do turismo promove. Para se ter ideia, o ticket médio de gasto com turismo em Paranaguá de cada pessoa que embarca ou desembarca de um navio é estimado em mais de R$ 500.

Dinheiro esse que fica na cidade, que gera emprego e renda aos parnanguaras.
Por isso a importância de aprimorar cada vez mais o recebimento dos navios de passageiros em Paranaguá. Parabéns a Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Comunicação de Paranaguá pela iniciativa. É com planejamento que se constrói!

Com a temporada dos cruzeiros, o Estado do Paraná apareceu pela primeira vez nos registros da Embratur com turistas estrangeiros adentrando ao Paraná por meio do transporte marítimo.

 

  Maria Plahtyn, secretária municipal de Cultura e Turismo, apresentou o resultado de muito trabalho e uma grande conquista para a cidade. “É resultado do trabalho da gestão do prefeito Marcelo Roque, de grandes parcerias com o Estado e Portos que focou no turismo.

O Secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, destacou a importância do evento e do turismo para a região. “O turismo do Paraná é o turismo que mais cresceu no Brasil, crescemos 10%, esse número é muito significativo e Paranaguá hoje tem esse sentimento de pertencimento.

 

Karina Farias proprietária da Vpa Tur Paranaguá, foi a pioneira a atender no receptivo, ela organizou o primeiro passeio para os Turistas visitarem a Ilha do Mel, após isso aumentou sua equipe, que estão a cada dia, melhorando seu atendimento para que seja proporcionado uma experiência de memórias inesquecíveis.
Atendimento especial para as pessoas com PCD (pessoas com deficiência) que se sentiram incluídos, na ilha do Mel o Governo federal forneceu Cadeiras Anfíbias, para que o turísta tivesse a oportunidade de usufruir do mar de Encantadas, muitas famílias elogiaram o acolhimento e destacaram ” A água do mar a mais quentinha e clara, com areia branquinha que eles já viram.”
” O mais importante dessa temporada de cruzeiros, inédita no Paraná, é o sentimento de pertencimento que ficou nos moradores de Paranaguá”, destacou.

 

A Secretária Municipal de Comunicação, Camila Roque, ressaltou a importância do evento para a promoção do destino. “Esse evento hoje vem para coroar o que foi a temporada no turismo aqui em Paranaguá e já para anunciar o que tem por vir ainda.

A Secretaria de Comunicação e de Turismo sempre parceiras na promoção do destino turístico que é Paranaguá.

E o “Summit” vem com essa proposta de trazer a modernidade, tudo que há de mais novo no turismo.

É uma marca que vem não só para representar o turismo, mas também vai poder ser usada para educação, para comunicação, para sustentabilidade.

Ela chega no município para falar sobre tecnologia, sustentabilidade, economia criativa e que estreia hoje no Summit de Turismo.

O evento é também uma prestação de contas para a população, feito com muito carinho, com pessoas muito importantes hoje aqui falando sobre esse assunto importante e esperamos repetir esse evento por mais algumas edições”, salienta Camila Roque.

O Diretor Executivo da Agência do Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná- Adetur, José Reis.

“A primeira temporada de cruzeiros deu tão certo que Paranaguá já conta com viagens à venda para a próxima temporada, que começa no final no final deste ano. A MSC também reservou a temporada de 2025/2026 e a nossa expectativa é que a demanda seja cada vez maior”, destacou .

Texto:  Jornalista: Flávia Adans / Fotos: Joel Mattanó