Nesta quarta-feira (9), a Prefeitura de Paranaguá sediou uma reunião estratégica para tratar do combate ao trabalho infantil no município. A iniciativa foi liderada pela Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social (Semfac), com a participação das Secretarias de Serviços Urbanos (Semsu), Saúde (Semsa), Administração e RH (Semad), Turismo (Setur), Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais (Semtra), Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Abastecimento e Aquicultura (Semdesp), Educação e Ensino Integral (Semedi) e a Regional da Ilha dos Valadares (Serval).
Durante o encontro, foi apresentado um diagnóstico social voltado à identificação de situações que caracterizam o trabalho infantil na cidade. Ainda há um número significativo de ocorrências que exigem ações coordenadas de enfrentamento e prevenção.
A secretária da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social, Carolina Lourenço, destacou a importância do diálogo intersetorial. “Essa reunião de hoje foi de extrema importância para que pudéssemos conversar com os secretários, apresentar esse diagnóstico e pensarmos coletivamente, dentro das especificidades de cada secretaria e como poderão contribuir para o enfrentamento dessa questão social.”
O secretário da Semdesp, Márcio Vega, reforçou a necessidade de capacitar os jovens. “A partir dos 15 anos, todo jovem sonha com um futuro. Cabe a nós criarmos um ambiente de aprendizado que os prepare para o mercado de trabalho.” Ele ainda mencionou um projeto pessoal que deseja tirar do papel: capacitar adolescentes na área da gastronomia, ensinando a arte de cozinhar. “Temos o dever de revelar talentos e, principalmente, apoiar as futuras gerações”, afirmou.
A presidente da Comissão Especial para Execução das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Camila Vanhoni dos Santos, considerou a reunião positiva. “As secretarias convidadas trouxeram novas ideias e sugestões, ampliando as possibilidades de ações concretas para tirar crianças e adolescentes dessa situação.”
O diagnóstico municipal sobre trabalho infantil vem sendo feito há dois anos. Nos últimos meses, ações têm sido realizadas junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e à comunidade, com foco na prevenção.
Portal Litoral do paraná
Prefeito e Vereadores de Paranaguá se unem em comitiva a Brasília para defender economia local e o setor portuário.
Ilha do Mel – Visitação nos parques cresce 4,7% no 1º trimestre.
Morretes – Casamento Coletivo gratuito na Ligga Arena.