24/04/2025

Paranaguá Conheça nossas Ilhas

A Rede Caiçara – Turismo de Base Comunitária nasceu de um Programa de Educação Ambiental em 2013 que atualmente atua de forma independente do empreendedor.

A Rede Caiçara como é mais conhecida, funciona com a organização de 5 comunidade insulares que pertencem ao município de Paranaguá, Litoral do Paraná. São as comunidades:

Eufrasina

Localizada na porção mais oeste da Baía de Paranaguá, Eufrasina tem uma riqueza natural única.

Sua orla é em sua maioria composta por rochas, entretanto, praias de areia entre as formações rochosas chamam os visitantes para um bom banho. A Mata é exuberante e esconde trilhas para todos os níveis de dificuldade.

Canoas, ilhas e a casa de farinha compõem a paisagem do local. Em frente da comunidade, na ilha do Lamim é possível passear a pé pela trilha e encontrar um rio de água doce. Para os mais corajosos e aventureiros, ainda existe a opção de ir remando com canoa caiçara na companhia de um condutor, exímio remador, até a ilha vizinha.

O silêncio da comunidade convida para pernoitar nas pousadas simples ofertadas no local, mas o passeio de um dia também é uma atividade interessante.

Independente do tempo que passará conosco desejamos que possa aproveitar ao máximo a interação com a natureza e a tranquilidade de nossa comunidade.

Piaçaquera

Piaçaguera vem do tupi e quer dizer “o que foi caminho de passagem”. A comunidade localizada exatamente à frente da Ilha da Cotinga e do Terminal de Contêineres de Paranaguá é local de vida de uma comunidade pesqueira.

Dentre suas riquezas estão a natureza exuberante da baía de Paranaguá que contrasta com os navios e canoas que navegam em suas águas, a igreja antiga, o sambaqui, as frutas tipicas, as lendas locais com jacaré e outras histórias intrigantes.

Aqui o visitante pode se deliciar com um almoço tipico caiçara recheado de frutos do mar ou um legítimo café colonial caiçara. Além disso, a caminhada na trilha ou o passeio de caiaque é uma ótima opção de aventura!

São Miguel

A Comunidade Marítima de São Miguel está localizada na baía de Paranaguá, cerca de 1h de distância saindo de Paranaguá com embarcação à motor. O local é também conhecido como “Saco da Tambarutaca”, fazendo referência à ocorrência comum a tempos atrás deste crustáceo.

Muito conhecida por sua hospitalidade singular, São Miguel é uma comunidade que guarda tradições Caiçaras como a Folia do Divino, a casa de farinha, as canoas de um tronco só. Isso, além de conter uma belíssima Mata Atlântica preservada. A população vivem essencialmente da pesca do siri, como fonte de renda e alimentação.

Esperamos oferecer o melhor em estadia com simplicidade, mas com hospitalidade e cuidados únicos. Em todas as atividades turísticas oferecidas o visitante entrará em contato profundo com a cultura local. Sinta-se à vontade para escolher quais atividades te agradam mais: uma aventura na mata, ou remar no rio de águas calmas, ou simplesmente sentar na sombra de uma arvore, descansar e ter uma boa conversa com o povo acolhedor. Tudo isso você encontra nesse lugar.

Ponta do Ubá

Localizada na parte central do Complexo Estuarino de Paranaguá, fica aproximadamente à 1h20 com embarcação pesqueira à motor. Ponta do Ubá é uma comunidade predominantemente formada por famílias de pescadores, que retiram das águas da baía de Paranaguá seu sustento.

Durante sua estadia conosco, você poderá montar a programação monitorada pelos condutores locais de acordo com o seu tempo e disponibilidade. Em cada atividade está brevemente descrita o nível de dificuldade, as ações propostas e tempo de duração! Fique à vontade para escolher quantas atividades quiser – desde que “caibam” no seu tempo disponível na comunidade – ou simplesmente para descansar e aproveitar o visual!

Esperamos que sua estadia conosco seja muito proveitosa, agradável e singular. Consideramos nossos amigos todos os que nos visitam e estamos à sua disposição!

Ilha dos Valadares

Ilha dos Valadares fica logo ao lado do centro histórico e comercial de Paranaguá, da qual é separada pelas águas do Rio Itiberê.

Rica em história e cultura é considerada um dos remanescentes de preservação da cultura caiçara.

Apesar de ter sido vítimas de uma urbanização não organizada, conta com a tradição dos vários pescadores que vieram de outras comunidades da baía. Aqui é o local onde ainda se concentram os mestres do Fandango Chimarrita (música e dança típica dos caiçara) que completam as manifestações culturais do litoral do Paraná. A beleza cênica é marcada pelos manguezais e prais estuarinas como o belíssimo e calmo “Mar de Lá”.

Passear a pé compartilhando informações sobre o local com um morador da ilha, ou explorar os manguezais em um caiaque são algumas das atividades que fazemos juntos! Além das apresentações culturais do Grupo de Fandango Chimarrita que deve ser agendada com antecedência.

Todas as comunidades possuem características únicas que são seus principais atrativos desde caminhadas pela Mata Atlântica até a contemplação das exuberantes paisagens que possuem um contraste de floresta e mar.

Fonte: Rede caiçara e Prefeitura de Paranaguá