14/10/2024

Mutirão de combate ao Aedes aegypt acontece na Ilha do Mel

Os esforços para combater a dengue continuam em Paranaguá. Desta vez o mutirão está ocorrendo na Ilha do Mel, com a ação focada na remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti e na conscientização dos moradores.
Na terça-feira, 28, a ação foi concentrada em Encantadas e nesta quarta-feira, 29, os agentes de endemias estão em Nova Brasília.

Os profissionais estão percorrendo a Ilha do Mel, verificando residências, comércios e áreas públicas em busca de recipientes que possam acumular água parada. “O Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, utiliza esses locais como criadouros ideais para se reproduzir. Portanto, é fundamental que a população colabore verificando seus imóveis e eliminando qualquer recipiente que possa acumular água”, reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira.

Alerta à população
A dengue é uma doença séria que pode levar a complicações graves. Os sintomas incluem febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. A prevenção é a melhor forma de evitar a propagação do vírus, e a participação ativa dos moradores é essencial para o sucesso das ações de combate à doença.