Criado em 1994, com o objetivo de proteger em seus 905,58 hectares, remanescentes da Floresta Atlântica, cachoeiras como o Salto da Fortuna com 40 metros de queda, que forma em sua base uma grande piscina natural, o Caminho Colonial do Arraial, antiga ligação entre o Litoral e Curitiba (aberto entre os anos de 1586 e 1590) e uma antiga capela utilizada pelos faiscadores da época para pedir proteção nas expedições em meio a Serra do Mar.
O parque é uma reserva ecológica, com uma trilha de 1.250m que vai até uma cachoeira. Não tem estrutura de parque (lanchonete, banheiros, telefone, etc.), a propósito, não tem sinal de celular e GPS no local. Vale a pena conhecer, mas cuidado para não ser pego desprevenido. Para chegar ao parque, siga até o final da estrada Anhaia (alguns quilômetros de estrada de chão).
Ao chegar lá, deixe o carro fora da propriedade e entre a pé, fale com a guarda ambiental e preencha uma ficha de cadastro, é importante caso você se perca. Não pode entrar com animais, linhas de pesca, facões, etc.
1 thought on “Morretes – Parque Estadual do Pau Oco”