24/04/2025

Momento histórico: Academias de artes marciais de Paranaguá se unem para formar Associação.

Paranaguá testemunhou um marco importante no cenário esportivo local.

As principais academias de artes marciais da cidade decidiram unir forças e fundaram a Associação de Artes Marciais de Paranaguá (AAMP), a 1ª diretoria com o presidente Junior Aparecido da Equipe Pró Ação, uma iniciativa que promete fomentar o esporte e fortalecer a comunidade praticante dessas modalidades.

O vereador Márcio Gigante, conhecido por seu trabalho em prol do esporte e das artes marciais, foi escolhido como o representante oficial da Associação no legislativo local. Ele destacou a importância da união entre as academias para o desenvolvimento da prática esportiva na região.

“Paranaguá tem um potencial imenso nas artes marciais, mas precisamos trabalhar juntos para alavancar esses talentos e dar visibilidade ao nosso esporte. A Associação é um sonho que se torna realidade e que vai abrir portas para novas oportunidades”, afirmou Gigante.

A Associação de Artes Marciais tem como objetivo principal promover a integração entre as diversas modalidades de artes marciais praticadas na cidade, como judô, karatê, jiu-jitsu, taekwondo, muay thai, entre outras. Além disso, a organização planeja realizar eventos, campeonatos e ações sociais para incentivar a prática esportiva e formar novos atletas.

“Essa união é histórica. Pela primeira vez estamos deixando de lado as diferenças e nos juntando em prol de um objetivo comum. O futuro das artes marciais em Paranaguá é promissor”, disse o Mestre Ocimar.

A Associação também pretende atuar na área educacional, levando oficinas e palestras para escolas e comunidades carentes, utilizando as artes marciais como ferramenta de inclusão social e formação cidadã. Durante os próximos meses, já está previsto vários Campeonatos Municipais de Artes Marciais, que deve reunir praticantes de todas as idades e modalidades.

O prefeito de Paranaguá Adriano Ramos, parabenizou a iniciativa e reforçou o apoio da administração pública ao projeto. “Estamos vendo aqui uma nova era para o esporte da nossa cidade. As artes marciais não apenas formam campeões nos tatames, mas também cidadãos de bem”, destacou.

Com a criação da Associação, Paranaguá entra para o seleto grupo de cidades que valorizam e organizam as artes marciais de forma unificada, abrindo um novo capítulo na história esportiva da região.