O primeiro módulo das galerias transportadoras, que farão o transporte de grãos do Moegão aos terminais portuários interligados ao sistema, foi içada nesta quinta-feira (06), no Porto de Paranaguá. Com 38 toneladas e 25 metros de comprimento, esta unidade é a primeira de um total de 54 módulos.
O interior de cada módulo das galerias, conta com três esteiras transportadoras de grãos vegetais, com capacidade de 2000t/h cada. Os módulos conectados totalizarão 1,7 km de galerias transportadoras.
“Estamos revolucionando a maneira de receber as cargas de grãos pela ferrovia, pois este sistema que centraliza o recebimento ferroviário não existe em outro porto no Brasil. A instalação do primeiro módulo de galerias hoje, marca o início de uma nova etapa extremamente importante da construção”, afirmou o diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo.
“O içamento da galeria metálica é um marco, pois iniciamos a parte aérea do Moegão. Até agora, estávamos trabalhando com a montagem das estruturas no chão”, explicou a coordenadora de projetos do consórcio Moegão, Caterina Veronese.
Os dois guindastes usados no içamento do módulo foram posicionados um dia antes da delicada operação, seguindo as coordenadas do projeto. Os equipamentos receberam contrapesos de 40 e 50 toneladas cada, para garantir equilíbrio na montagem. Com as cintas de amarração, os guindastes conduziram o módulo até o alto dos pórticos pré-moldados, realizando uma instalação com precisão milimétrica.
A maior obra portuária do país
O Moegão financiado pela empresa pública Portos do Paraná, que investiu cerca de R$ 600 milhões com foco no aumento da produtividade portuária, na redução de cruzamentos ferroviários na cidade — de 16 para cinco — e na integração entre os operadores portuários e o cais. Atualmente, 23% da obra já foi concluída, e a expectativa é que seja entregue até o final de 2025.
“Já concluímos 50% da parte de fundação, blocos e estaqueamento das moegas. Agora, iniciamos o içamento da galeria com os transportadores”, explicou Kengo. Ao todo, 353 funcionários trabalham na construção do Moegão.
Como o Moegão irá operar
O acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá será adequado para a operação do sistema Moegão. A carga será descarregada dos vagões, caindo nos funis do subsolo e transportada por correias aos elevadores de canecas, de onde a carga será elevada para as linhas de correias transportadoras aéreas que se interligarão aos terminais portuários.
Os grãos serão recebidos nos terminais e, na sequência, a carga será enviada aos navios pelo corredor de exportação. O novo modelo de descarga ferroviária vai aumentar ainda mais a movimentação. A expectativa é aumentar em 60% a capacidade ferroviária, passando de 550 para 900 vagões por dia.
TV Paraná Turismo transmite finais do Mundial de Beach Tennis em Matinhos no sábado
Felipe Araújo, Michel Teló e duplas sertanejas tomam conta dos palcos do Verão Maior
Com previsão de término para março, revitalização da Orla de Matinhos alcança 97,5%