A Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria de Saúde, anunciou a implementação de um novo serviço dedicado aos cuidados da saúde mental no município.
Esta iniciativa tende a criar um ambiente mais acolhedor de escuta, troca de conhecimentos e apoio para os pacientes do Centro Municipal de Especialidades, que serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O novo serviço inclui a organização de grupos reflexivos para diferentes públicos, como gestantes, mães/pais e responsáveis por crianças atípicas, LGBTQIA+, mulheres vítimas de violência doméstica, além da Terapia Comunitária Integrativa. Esses grupos têm por objetivo proporcionar suporte e novas perspectivas para enfrentar seus desafios, através da troca de experiências entre os participantes.
Os encontros dos grupos serão realizados às terças e quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, na sede da Secretaria Municipal da Saúde. A programação inicial ocorrerá da seguinte forma:
Terça-feira (25), às 10h – Terapia Comunitária Integrativa
Terça-feira (25), às 14h – Pais/responsáveis de crianças atípicas
Quarta-feira (03), às 10h – Grupos reflexivos para gestantes
Quarta-feira (03), às 14h – Mulheres vítimas de violência doméstica
Quarta-feira (10), às 10h – Grupos Reflexivos para LGBTQIA+
Os interessados devem ser encaminhados pelas unidades de saúde e pela Maternidade. Os agendamentos para participação nos grupos são realizados no Centro Municipal de Especialidades.
Este novo serviço é um passo importante na ampliação do cuidado em saúde mental da comunidade de Matinhos, oferecendo suporte e um espaço de acolhimento para vários públicos em situação de vulnerabilidade.
Isso reflete no compromisso da Prefeitura em promover uma saúde integral para toda população.
TV Paraná Turismo transmite finais do Mundial de Beach Tennis em Matinhos no sábado
Felipe Araújo, Michel Teló e duplas sertanejas tomam conta dos palcos do Verão Maior
Com previsão de término para março, revitalização da Orla de Matinhos alcança 97,5%