07/02/2025

Itaipu Lança Programa de Fortalecimento da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar em Matinhos

A Itaipu Binacional, em parceria com o programa Itaipu Parquetec, lançou o Programa de Fortalecimento da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar durante uma cerimônia realizada no Espaço Toscan, em Matinhos, no Paraná.

O programa, que conta com um investimento de R$ 9 milhões, tem como objetivo apoiar comunidades pesqueiras locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida das famílias que dependem da pesca artesanal e da aquicultura familiar.

O evento contou com a participação de cerca de 200 pescadores e aquicultores de diversas regiões do Paraná, incluindo representantes de associações de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itapu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Mercedes e Guaíra.

O programa, com vigência de 33 meses, oferecerá capacitação, assessoria técnica e administrativa, além de promover a gestão de informações socioeconômicas e ambientais voltadas para o setor pesqueiro.

O convênio também atenderá 35 municípios do Mato Grosso do Sul, beneficiados pelo programa Itaipu Mais que Energia.

O Programa de Fortalecimento da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar visa aprimorar a gestão das atividades pesqueiras e a adoção de práticas sustentáveis. Entre as principais ações, destacam-se a capacitação em novas tecnologias, a melhoria da infraestrutura de pesca e aquicultura, e o incentivo ao associativismo entre os pescadores.

Essas medidas buscam não apenas o fortalecimento da cadeia produtiva local, mas também a preservação dos recursos naturais da região.

Durante a cerimônia, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou a importância do programa, alinhado com as políticas de desenvolvimento sustentável e nacional. “Este projeto está integralmente alinhado com a política de desenvolvimento nacional.

Os pescadores, que conhecem profundamente a água – nossa matéria-prima essencial para a geração de energia –, serão fundamentais para entendermos a qualidade e preservação dos recursos hídricos. Simultaneamente, ao aprendermos com eles, poderemos contribuir para o desenvolvimento através do associativismo e da organização dos pescadores e pescadoras”, explicou Verri.

Além do diretor-geral da Itaipu, o evento contou com a presença de autoridades como o secretário nacional de Aquicultura, Paulo Faria, o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, o diretor de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, e a gerente da Divisão de Reservatório da Itaipu, Simone Benassi.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos