A Itaipu Binacional, em parceria com o programa Itaipu Parquetec, lançou o Programa de Fortalecimento da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar durante uma cerimônia realizada no Espaço Toscan, em Matinhos, no Paraná.
O programa, que conta com um investimento de R$ 9 milhões, tem como objetivo apoiar comunidades pesqueiras locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida das famílias que dependem da pesca artesanal e da aquicultura familiar.
O evento contou com a participação de cerca de 200 pescadores e aquicultores de diversas regiões do Paraná, incluindo representantes de associações de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itapu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Mercedes e Guaíra.
O programa, com vigência de 33 meses, oferecerá capacitação, assessoria técnica e administrativa, além de promover a gestão de informações socioeconômicas e ambientais voltadas para o setor pesqueiro.
O convênio também atenderá 35 municípios do Mato Grosso do Sul, beneficiados pelo programa Itaipu Mais que Energia.
O Programa de Fortalecimento da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar visa aprimorar a gestão das atividades pesqueiras e a adoção de práticas sustentáveis. Entre as principais ações, destacam-se a capacitação em novas tecnologias, a melhoria da infraestrutura de pesca e aquicultura, e o incentivo ao associativismo entre os pescadores.
Essas medidas buscam não apenas o fortalecimento da cadeia produtiva local, mas também a preservação dos recursos naturais da região.
Durante a cerimônia, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou a importância do programa, alinhado com as políticas de desenvolvimento sustentável e nacional. “Este projeto está integralmente alinhado com a política de desenvolvimento nacional.
Os pescadores, que conhecem profundamente a água – nossa matéria-prima essencial para a geração de energia –, serão fundamentais para entendermos a qualidade e preservação dos recursos hídricos. Simultaneamente, ao aprendermos com eles, poderemos contribuir para o desenvolvimento através do associativismo e da organização dos pescadores e pescadoras”, explicou Verri.
Além do diretor-geral da Itaipu, o evento contou com a presença de autoridades como o secretário nacional de Aquicultura, Paulo Faria, o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, o diretor de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, e a gerente da Divisão de Reservatório da Itaipu, Simone Benassi.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos
TV Paraná Turismo transmite finais do Mundial de Beach Tennis em Matinhos no sábado
Felipe Araújo, Michel Teló e duplas sertanejas tomam conta dos palcos do Verão Maior
Com previsão de término para março, revitalização da Orla de Matinhos alcança 97,5%