A prefeita de Guaraqueçaba Lilian Ramos Narloch recebeu em seu gabinete o presidente Maurício Dias e o vice presidente Ênio Barcelos da Colônia de pescadores Z-2 de Guaraqueçaba para a concretização das últimas ações para a abertura da Colônia de Pescadores de Guaraqueçaba na comunidade de Superagui.
Colônia essa que atenderá pescadores de todas as comunidades do município inclusive Superagui que é a comunidade com mais profissionais da pesca em Guaraqueçaba e todas as ilhas ao seu redor.
A prefeita Lilian Ramos Narloch além da sede em Superagui garantiu que a prefeitura irá disponibilizar através de cooperação técnica um servidor público para o atendimento na localidade.
Você sabe a importância de uma Colônia de Pescadores para uma comunidade que vive da pesca?
No Brasil as organizações de pescadores estão ganhando cada vez mais força, tendo como objetivo representar e defender os interesses dos pescadores perante órgãos públicos. é através dessas instituições que os pescadores ganham reconhecimento como principais protagonistas do modelo de gestão da profissão.
Associações e colônias de pescadores atuam no cadastramento dos pescadores orientando-os na questão de segurança social e na preservação dos recursos naturais.
A colônia também é responsável pelo processo de aposentaria de seus membros quando cadastrada devidamente junto ao Governo Federal. Assim observa-se o benefício socioeconômico gerado pelas mesmas, que é de grande importância para a estruturação e sustento das famílias de seus associados.
As associações e colônias de pescadores também tem como objetivo capacitar os pescadores através de cursos que ajudem o pescador a valorizar sua profissão, seu produto e principalmente capacita-los para entenderem sobre seus direitos como profissional da área.
Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba. Por nossa terra, por nosso povo!
TV Paraná Turismo transmite finais do Mundial de Beach Tennis em Matinhos no sábado
Felipe Araújo, Michel Teló e duplas sertanejas tomam conta dos palcos do Verão Maior
Com previsão de término para março, revitalização da Orla de Matinhos alcança 97,5%