O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com o Sebrae/PR e a Fecomércio-PR, lançaram nesta terça-feira (8) a nova pesquisa de sondagem empresarial.
O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as empresas que atuam no turismo paranaense, visando o fortalecimento do setor.
O trabalho vai mapear as atividades turísticas desenvolvidas pela iniciativa privada, identificar demandas e contribuir com informações estratégicas para a formulação de políticas públicas que impulsionem a atividade no Estado.
A pesquisa de sondagem empresarial anterior foi feita em 2023. Com esta nova edição, o governo estadual e parceiros buscam reforçar a importância da participação das empresas no turismo do Estado, para que o setor torne mais preparado para as demandas recentes do mercado, colocando o Paraná como destino excelência em todos os aspectos, sobretudo na prestação de serviços.
O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explica que o foco da pesquisa é entender a visão dos empresários em relação ao setor. “Não existe turismo sem o empresariado, por isso é importante entender sua visão sobre o atual momento desta atividade no Estado. Desta forma, poderemos identificar as necessidades, acertos e ajustes que eventualmente precisem ser feitos em âmbito público”, disse.
“O turismo é um grande gerador de empregos, renda e qualidade de vida, ou seja, é uma área que precisa sempre estar em sintonia com as percepções de seus participantes, tanto de turistas, quanto de empresários”, completou.
PEQUENOS NEGÓCIOS – Para a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, o setor é conduzido, sobretudo, pelo empresário.
“O turismo é uma atividade predominantemente privada, em que 94% das empresas são pequenos negócios, principais responsáveis pela oferta de produtos turísticos.
Diante disso, a pesquisa de sondagem empresarial se torna fundamental, pois oferece uma visão detalhada do cenário atual, permitindo a criação de programas e políticas que melhorem a competitividade desses negócios”, diz. “Ao aprimorar seu desempenho no mercado, automaticamente se fortalece a imagem e a oferta do destino Paraná”.
Festa sertaneja de Felipe Araújo reúne mais de 18 mil pessoas em Pontal do Paraná
Pavimentação asfáltica renova Ruas do Centro Histórico de Paranaguá
Com chuvas intensas, Defesa Civil emite primeiro alerta de Cell Broadcast para Morretes