“Pirata Corcorã: como ser um homem grande?” é uma iniciativa que convida à reflexão sobre a construção de uma cultura de paz e de posturas menos agressivas. O projeto, que inclui um livro infantil e oficinas para professores e estudantes, é da escritora Angélica Ripari, professora de sociologia da rede pública do Paraná.
Para beneficiar os agentes culturais da cidade, várias oficinas foram realizadas, cumprindo o edital da Lei Paulo Gustavo, lançado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
“Partimos da ideia de que há uma construção sociocultural que orienta a sociedade para posturas mais agressivas, algumas vezes até aceitas ou estimuladas”, diz Angelica Ripari. “A ideia é proporcionar ferramentas para identificar estas posturas, projetar o que desejamos e buscar caminhos para a transformação”, explica a autora.
O projeto foi apresentado ao secretário Ivan Lapolli Filho, em janeiro deste ano. Ele salienta que, “a gestão Adriano Ramos está cada vez mais engajada nas ações culturais, valorizando sempre e aplaudindo a qualidade”.
Vale lembrar que os exemplares do livro serão doados para as escolas que participaram da primeira fase do projeto, onde foram feitas as oficinas. Também serão destinados às bibliotecas de Paranaguá para alcançar o maior número possível de crianças e leitores de todas as idades.
Para o evento, ficou firmado entre as Secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico e de Turismo, que a escritora Angélica Ripari, autora do livro infantil “Pirata Corcorã – Como Ser um Homem Grande?”, lance seu livro nas dependências da Estação Ferroviária no dia 29 de março.
O evento, totalmente gratuito é uma iniciativa aprovada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e conta com o apoio da Copel e da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, com apoio da Secretaria de Turismo.
A programação contará com diversas atrações para o público infantil e apresentações artísticas.
Confira a agenda completa:
Programação – Lançamento do Livro “Pirata Corcorã”
Data: 29 de março
Local: Estação Ferroviária de Paranaguá
Entrada gratuita
Durante todo o evento: Exposição das ilustrações do livro
Horários das atrações:
12h30 – 13h | Atividade interativa para o público infantil
13h – 13h45 | Oficina com a ilustradora
14h – 14h30 | Roda de conversa com a autora
14h30 – 15h | Atividade interativa para o público infantil
15h – 15h30 | Apresentação temática do Pirata Corcorã
15h30 – 16h | Sessão de autógrafos com Angélica Ripari
Shows musicais:
16h – 17h | Show com Abyabaila
17h15 – 18h15 | Show com Gralha Blues
Portal Litoral do paraná
Prefeito e Vereadores de Paranaguá se unem em comitiva a Brasília para defender economia local e o setor portuário.
Ilha do Mel – Visitação nos parques cresce 4,7% no 1º trimestre.
Morretes – Casamento Coletivo gratuito na Ligga Arena.