07/02/2025

Dia da Conscientização do Autismo: Ação para emissão da Carteira do Autista em Guaratuba

Na terça-feira (2), Dia Mundial e Conscientização do Autismo, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família, juntamente com a Prefeitura Municipal de Guaratuba, através das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação realizarão uma ação para confecção e a emissão da Carteira (CIPTEA).
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA conforme a lei Federal n°13.977/2020, é um documento de identificação que garante a prioridade em atendimentos públicos e privados em todo Estado do Paraná.
A ação será realizada no Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Educacional Especializado – CMAE (Rua Carlos Mafra n°1600, Cohapar) no horário das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Documentos necessários para solicitar a carteira CIPTEA:
– RG e CPF da pessoa autista
– RG E CPF do responsável
– Fotografia 3×4 (Pode ser retirada pelo celular)
– Laudo médico (Deve conter os dados do paciente, a classificação internacional de doenças e problemas relacionados a saúde (CID) e assinatura com CRM do médico)
– Exame de tipo sanguíneo ou qualquer outro documento válido/legítimo que comprove o tipo sanguíneo. (Carteira de vacinação, carteira de doação de sangue e exame de tipo sanguíneo)
– Comprovante de endereço
– Telefone e E-mail do responsável para contato
As carteiras são impressas e entregues na hora e também são emitidas em formato PDF que podem ser utilizado no celular, como documento digital.
Mais informações: (41) 99837-9545 (Simone)