24/04/2025

Cruzeiros em Paranaguá: Patrimônio, Gastronomia e Cultura Encantam Visitantes.

Nova Gestão vai Investir no Turismo como Motor de Desenvolvimento Econômico e Cultural.

O prefeito Adriano Ramos deu as boas-vindas aos turistas, destacando o compromisso de sua gestão em oferecer um atendimento de excelência aos visitantes e em restaurar o patrimônio histórico da cidade, que sofreu com o abandono em gestões anteriores. “Com um planejamento estruturado e o apoio de uma equipe qualificada, na minha gestão vamos buscar transformar a experiência dos turistas e a vida dos moradores, promovendo desenvolvimento econômico e social enquanto preservamos nossa identidade histórica e cultural.”, afirmou Adriano.

Turistas de diversas nacionalidades,incluindo Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica e México – movimentaram significativamente a economia local. Os visitantes desembarcaram no centro histórico de Paranaguá, onde encontraram uma estrutura montada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Prefeitura de Paranaguá ,no espaço cultural Adetur Litoral, os turistas foram recepcionados ao som de Janine Mathias, com ritmos brasileiros como o samba, baião, choro, fandango, entre outros.

 

Parceria com a Prefeitura: Apoio das Secretarias de Segurança com monitoramento náutico e terrestre; Inclusão com os intérpretes de libras e inglês; Infraestrutura com aumento da oferta de transporte no Mega Rocio; Cultura e Turismo com apoio técnico; Esportes com equipe; e Saúde por meio de postos de atendimento médico, ambulância e técnicos de enfermagem.

Infraestrutura e Atrações para os Visitantes

No receptivo, os turistas tiveram acesso a estandes de todos os municípios do litoral paranaense, que apresentaram seus atrativos turísticos e venderam passeios. A estrutura incluiu áreas de descanso, lounges, palco para shows e apresentações culturais, além de ativações, divulgações, casa de câmbio e água gratuita. Além disso, a VPatur da empresária Karina Farias forneceu capas de chuva gratuitamente para os visitantes, garantindo conforto mesmo em dias chuvosos.

A nova Gestão Municipal do Prefeito Adriano Ramos tem como objetivo indicar para as secretarias pessoas qualificadas, é o caso da Paula Patricia Torres, superintendente de Incentivo e Fomento ao Turismo uma das responsáveis pelo receptivo em Paranaguá, Defensora do turismo como vetor de transformação, busca posicionar Paranaguá como um destino competitivo, promovendo parcerias estratégicas, geração de empregos e inclusão comunitária, fortalecendo a economia local e preservando o patrimônio Histórico, cultural e ambiental.

De acordo com Paula Patrícia Torres,, a nova gestão municipal tem como meta posicionar a cidade como um destino turístico competitivo. “Queremos transformar o turismo em um vetor de inclusão e geração de empregos, Pontos a serem melhorados:
Promover o Desenvolvimento do turismo na Ilha dos Valadares e nas comunidades pesqueiras.
Potencial do turismo náutico para gerar empregos e renda.
Apoio da secretaria para realização de festas tradicionais nas comunidades pesqueiras.
Instalação de placas sinalizando destinos turísticos na cidade.”, destacou Paula. Ela também enfatizou a diversidade de atrativos que Paranaguá oferece, como gastronomia tradicional, passeios culturais e uma rica herança histórica.

 

Impactos Positivos na Economia Local

Os cruzeiros que escalam em Paranaguá geram cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo.

Movimentação econômica:

Geração de empregos: A chegada de navios de turismo fomenta a geração de empregos temporários e permanentes, especialmente em setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio.

Incremento no comércio local: Turistas costumam consumir produtos locais, como artesanato, alimentos típicos e souvenirs, o que aumenta a renda de pequenos comerciantes e artesãos.

Restaurantes e bares: Os estabelecimentos locais se beneficiam do aumento da demanda por refeições e bebidas, gerando receitas adicionais.

 

Promoção cultural

Valorização da cultura local: O turismo ajuda a divulgar aspectos culturais únicos, como a culinária típica, festas e tradições locais.
Experiências turísticas: Visitas ao Centro Histórico de Paranaguá, à Ilha do Mel e outros pontos turísticos geram maior visibilidade para as riquezas históricas e naturais da região. É o que disse José Reis, diretor-presidente da Adetur Litoral, organização responsável por fomentar o turismo na região.

Compromisso com a Segurança

A visita do secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, reforçou a importância da segurança como um fator atrativo para os turistas que escolhem o Paraná como destino. “Garantir a segurança dos visitantes é fundamental para fortalecer o turismo e consolidar nossa região como um dos principais destinos de cruzeiros”, afirmou Teixeira.

 

Próximas Escalas e Continuidade do Trabalho

Os dois últimos receptivos de janeiro, serão nos dias 24 e 31, navios vindos de Buenos Aires, Argentina, com desembarque programado para as 8h e partida para o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, ao final do dia.
Fotos AEN, e Assessoria da Prefeitura