Expansão do turismo marítimo: Paranaguá planeja terminal de passageiros.
De olho no futuro
O encerramento da temporada foi marcado pelo otimismo em relação às próximas recepções de navios. Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor , afirma que o estado já planeja futuras temporadas, consolidando-se como um player estratégico no turismo de cruzeiros.
A recepção calorosa de profissionais como Karina proprietária da VPA Tur, é essencial para garantir uma experiência positiva aos turistas, incentivando o retorno e a recomendação do destino. Além de fortalecer o comércio e os serviços, a chegada dos cruzeiros também valoriza o patrimônio histórico e cultural da cidade, destacando sua riqueza natural e gastronômica. Paranaguá tem muito a oferecer, e o turismo marítimo é uma janela importante para mostrar suas belezas ao mundo, diz Karina
Segunda temporada de cruzeiros
A temporada 2024/2025 contou com uma estrutura de recepção montada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETU-PR), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral), na Praça Mário Roque, no Centro Histórico de Paranaguá. Toda a operação teve o apoio da Portos do Paraná. A primeira temporada, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, contou com 16 escalas e movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.
Investimentos no setor
O Governo do Paraná, por meio da Portos do Paraná e da Secretaria do Turismo, pretende manter a operação de cruzeiros em Paranaguá e negociar novas rotas com operadoras ao longo de 2025.
Para aprimorar ainda mais a recepção dos passageiros, a Portos do Paraná está elaborando um projeto básico para a construção de um terminal de recepção de passageiros próximo ao porto. A obra ainda não tem previsão de início.
Após a conclusão do projeto, serão realizados os trâmites licitatórios para a contratação da empresa executora. A empresa pública também está desenvolvendo um projeto para a construção de um píer exclusivo para a recepção de passageiros, que também não tem previsão de início.
A oitava escala do navio de cruzeiro MSC Armonia, registrada nesta sexta-feira (31), encerrou a temporada 2024/2025 em Paranaguá. Ao todo, as oito atracações trouxeram 19.261 pessoas para o litoral paranaense. Destas, 13.190 cruzeiristas e tripulantes movimentaram o comércio, os atrativos turísticos, os passeios e os agentes de turismo da região.
“A temporada certamente gerou uma injeção significativa na economia. Os turistas puderam conhecer o nosso porto e desfrutar das belezas naturais e da nossa cultura. Sem dúvida, tiveram uma experiência incrível em nosso litoral nesta segunda temporada de cruzeiros”, comentou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o encerramento da temporada mostra como o estado tem se posicionado cada vez mais como um destino com potencial para cruzeiros. “Desde a última temporada, no final de 2023 e começo de 2024, temos mostrado que o Paraná tem potencial para grandes operações de cruzeiros marítimos. Aprendemos muito com as primeiras escalas e evoluímos nesta segunda temporada”, afirmou Nunes.
Moegão terá sistema de transporte de grãos mais moderno do Brasil
Porto de Paranaguá é o maior canal de exportação de óleo vegetal e carne de frango congelado do Brasil
Um a cada quatro proprietários de veículos do Paraná quitou à vista o IPVA 2025