A Estação Ferroviária de Paranaguá sediou na noite dessa sexta-feira (11), a cerimônia de abertura da 2ª edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá. Estiveram presentes apreciadores de cinema, produtores artísticos, críticos de arte, autoridades e imprensa.
A iniciativa apresenta gratuitamente grandes clássicos da sétima arte em espaços públicos. De 11 a 13 de abril, a exibição dos filmes ocorre no saguão da Estação Ferroviária e de 18 a 20 de abril, a iniciativa será realizada no trapiche de Nova Brasília, na Ilha do Mel. O primeiro filme exibido foi Contatos Imediatos de 3º grau, obra do cineasta Steven Spilberg de 1977. O ator Sérgio Marone marcou presença e participou de um bate-papo com os convidados.
A primeira edição do evento reuniu um público de mais de 2 mil pessoas durante os dias da programação. Para esse ano, a organização preparou uma estrutura ainda mais ampla, com produções voltadas a todo tipo de público.
O Cinenaguá é apresentado pelo TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, com patrocínio da Cattalini e apoio da Prefeitura de Paranaguá, através das Secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico (Secultur), Turismo (Setur) e Serviços Urbanos (Semsu). A produção é da Grafo Audiovisual e Oxigênio Eventos. A realização é via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura/ Governo Federal Brasil – União e Reconstrução.
O evento também teve apoio da Secretaria de Meio ambiente, de Obras e de Planejamento, as quais, contribuíram com a limpeza e documentação necessária para a sua realização.
Ivan Lapolli, secretário de Cultura e Patrimônio Histórico falou sobre a relevância do projeto. “Só temos a agradecer a produção do evento e as empresas patrocinadoras, TCP e Cattalini. O cinema, por ser uma arte dinâmica que envolve pintura, desenho, vestimenta e tantas outras coisas, tem a cara de Paranaguá, uma cidade cinematográfica e repleta de belezas naturais. Esperamos que o Cinenaguá vire tradição, pois está entrando na sua segunda edição como um sucesso total”, comentou.
“Estamos muito felizes em realizar essa segunda edição em Paranaguá e acreditamos que a cidade realmente curtiu a primeira edição. Desta vez, trouxemos várias modificações, alterações e ajustes. Esperamos que essa edição, seja só mais uma de muitas que estão por vir”, disse Antônio Gonçalves Junior, diretor-geral do festival.
Marcela Carvalho foi com a família prestigiar a segunda edição do evento e saiu satisfeita. “É uma bela iniciativa, com ela podemos prestigiar clássicos do cinema de uma forma totalmente diferente, em um ponto turístico de Paranaguá. Além disso, é uma ótima oportunidade para quem não tem condições financeiras de ir ao cinema. Só elogios para essa iniciativa. É a democratização da cultura”, pontuou a comerciante.
Confira a programação:
Estação Ferroviária
12/04 às 18h30 – Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar
12/04 às 20h30 – Virgínia e Adelaide
13/04 às 18h30- O Rei Leão
13/04 às 20h00 – Desabandonar
13/04 às 20h30- Nosferatu, o Vampiro
Trapiche Nova Brasília
18/04 às 18h30- O Rei Leão
18/04 às 20h30 – Oeste Outra Vez
19/04 às 18h30- Durval Discos
19/04 às 20h30- Stope Making Sense
20/04 às 18h30- Luzes da Cidade
20/04 às 20h30- Masterclass Com Aly Muritiba e Fernando Alves Pinto – 10 anos Para Minha Amada Morta
Também estão programadas sessões com acessibilidade, acompanhe os detalhes nas redes sociais do evento: @cinenagua/www.cinenagua.com.br
Portal Litoral do paraná
Prefeito e Vereadores de Paranaguá se unem em comitiva a Brasília para defender economia local e o setor portuário.
Ilha do Mel – Visitação nos parques cresce 4,7% no 1º trimestre.
Morretes – Casamento Coletivo gratuito na Ligga Arena.