07/02/2025

Aquário de Paranaguá é mais um ponto turístico para os passageiros de cruzeiros que desembarcam no litoral paranaense. O local conta com 507 animais de 93 espécies diferentes

Aquário de Paranaguá ganha impulso com rota internacional de cruzeiros.

O local é administrado pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com a iniciativa privada.

Conta com 507 animais de 93 espécies diferentes expostos em tanques e aquários nos dois andares do prédio, com predominância do peixe Corcoroca-Legítima, também conhecido por Corcoroca de Praia (Pomadasys corvinaeformis).

“O aquário tem uma importância significativa, já que oferece educação e interpretação ambiental aos visitantes, conhecimento científico. Faz com que a sociedade entenda a necessidade imediata de mudança de comportamento para a preservação do planeta”, destaca o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Incentivo ao turismo sustentável que ganha ainda mais importância com a mudança de status vivida por Paranaguá. Desde o início do mês, o porto da cidade passou a ser um destino dos cruzeiros internacionais com a inclusão do Paraná como ponto de parada das viagens de navio pela América do Sul. A distância entre o local de desembarque dos cruzeiros e o aquário é de três quilômetros.

O espaço serve como refúgios de animais capturados e que não têm condições de voltar para o habitat natural, seja por lesão ou por ter ficado muito tempo confinado. É a forma de terem vida digna”.

De acordo com o mais recente relatório elaborado pela direção do complexo, de 2022, e encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o aquário recebeu 18 répteis, entre eles o jacaré-de-papo-amarelo (1), jiboia (2), cobra do milho (2), jabuti-comum (1), jabuti-piranga (3), tartaruga cabeça de sapo (1), cágado-de-barbicha (2), aperema (2) e tartaruga de orelhas vermelhas (4). Animais que sofreram algum tipo de agressão, resgatados ou apreendidos como órgão ambientais como o IAT.

“O jacaré de papo amarelo, por exemplo, foi resgatado no Guarujá (SP). Algumas cobras foram apreendidas porque o tutor não tinha autorização ambiental para a criação”, explica Carolina.


CRUZEIROS – O Litoral do Paraná se tornou oficialmente um destino dos cruzeiros internacionais na sexta-feira passada (1º). A operadora MSC Cruzeiros inaugurou sua rota no Estado com a primeira parada do navio MSC Lirica no Porto de Paranaguá. Serão 15 escalas na temporada 2023/24, com embarques e desembarques ocorrendo semanalmente no porto paranaense até o dia 8 de março.

Vários turistas, muitos deles internacionais, como coreanos, argentinos, bolivianos, italianos e paraguaios, desembarcaram em Paranaguá, e outros 299 passageiros embarcaram a partir do porto local. “O aquário se transformou em um grande atrativo turístico também, para que as pessoas conhecem a biodiversidade local”, reforça Andreguetto.

Além das escalas com o MSC Lirica, a MSC Cruzeiros também programou uma parada do navio MSC Musica no dia 23 de dezembro.

Serviço:

Aquário de Paranaguá

Endereço: R. João Régis – Centro Histórico, Paranaguá

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 18h
Fotos Joel Mattanó/ Fonte: AEN / Erica Fernanda IAT-PR